segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A electricidade

A electricidade assume hoje em dia um papel fundamental na sociedade, a sua história nasce na antiga civilização grega, o termo electricidade deriva da palavra grega âmbar.


Dada a importância que assume para todos nós, consumidores domésticos, devemos utilizá-la de forma consciente e eficiente, mas por vezes não temos os incentivos necessários para adoptar esse comportamento.

Esses incentivos podem ser transmitidos aos consumidores de diversas formas, nomeadamente através das tarifas.

Neste momento existem três tarifas distintas no mercado regulado português, onde se concentram a maior parte dos consumidores domésticos (o mercado liberalizado, que existe desde 1 de Janeiro de 2007, detém uma pequena cota de mercado actualmente). Das três tarifas existentes duas (a tarifa bi-horária e tri-horária) transmitem os custos de produção mais elevados nos períodos de maior procura, tentando sinalizar aos consumidores os períodos onde deve ser feito o consumo (horas de vazio) e internalizando aos consumidores de horas de ponta o custo de produzir nesses períodos de grande procura.

Essa sinalização vai ser interpretada de diferentes formas consoante o tipo de consumidor.

No âmbito da dissertação de mestrado em Economia na Universidade da Beira Interior, estou a realizar um estudo cujo objectivo é conhecer o tipo de consumidores domésticos de electricidade, para potências contratadas até 20,7 kVA, de forma a poder dar o meu contributo neste problema acima mencionado.

Para tal solicito que responda ao questionário que se apresenta no seguinte link:


Desde já agradeço a sua colaboração, informando ainda que o inquérito é absolutamente anónimo e aos dados recolhidos garanto absoluta confidencialidade.

Júlio Fontes

5 comentários:

  1. Caro amigo, espero que consiga muitas respostas no seu inquérito.

    Já divulguei no meu blogue http://interioresquecido.blogspot.com/2010/01/pedido-de-colaboracao-e-divulgacao.html

    Bem como algumas listas a que pertenço.

    E já preenchi o inquérito.

    Bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. Olá Júlio
    Tomei conhecimento do inquérito através da Junta de Freguesia da qual faço parte, já respondi e reencaminhei.
    Espero que corra tudo bem com o mestrado.
    Cristina

    ResponderEliminar
  3. Caro Júlio.
    Proliferam na net muitos falsos inquéritos, pedidos, casos dramáticos de necessidades várias, etc, mas acredito na tua intenção, e vou responder ao teu questionário.
    Boa sorte para a tua tese.

    ResponderEliminar
  4. Votos de bom trabalho. Enviei já respondido o teu inquérito.

    ResponderEliminar
  5. Caro Júlio Fontes,

    O meu nome é Miguel Silva e tal como tu estou a fazer uma dissertação de Mestrado para o Instituto superior Técnico sobre as Smart Grids. De forma a poder completar a minha análise de comportamentos dos consumidores em em como será necessário (e difícil) mudar os hábitos de consumo particulares e corporativos de modo a podermos atingir um nível de sustentabilidade aceitável, tenho andado a procurar dados que me possam suportar esta análise.
    Deparei-me então com este blog (e já respondi ao questionário, claro!).
    Gostava de saber se tens conhecimento de algum site onde possa ter acesso a dados estatísticos sobre os comportamentos dos consumidores. Há algumas perguntas no teu blog que me seriam úteis, mas sei que este é o teu trabalho e os resultados serão para tu usares.
    Já agora, tens tido muitas pessoas a responder ao inquérito?

    Obrigado!

    ResponderEliminar